Entevista do treinador Ricardo Silva ao jornal Nova Guarda

Nova Guarda (NG)- Após nove anos a militar na segunda divisão, o Penaverde alcançou finalmente a tão ambicionada subida á primeira divisão. Como é que se sente?
Ricardo Silva (RS)- Sinto-me feliz. Trata-se de um reconhecimento do trabalho iniciado já na época passada, quando o Penaverde me convidou. É o resultado de dois anos de muito trabalho com a busca de jogadores nos concelhos de Fornos e Aguiar da Beira.
NG - Este era o objectivo para esta época, a subida de divisão?
RS – Pessoalmente era, mas para a Direcção queria o terceiro/segundo lugar.
NG – A equipa apenas cedeu dois empates e duas derrotas ao longo do campeonato. Considera que foi um campeonato acessível?
RS – Nem por isso. Foi um campeonato bastante difícil e houve campos onde foi muito difícil ganhar. Havia equipas de grande valor e portanto não foi fácil.
NG – Qual foi a chave do sucesso?
RS – O trabalho dos jogadores e o apoio do público. Quando jogamos em casa há sempre muito público a apoiar, mas fora de casa vai muita gente e isso serve de incentivo.
NG – Apesar de ter vencido a série, considera que a equipa tem estofo para uma primeira divisão distrital?
RS – Para o ano são 14 equipas e mais complicado vai ser. Vamos tentar arranjar reforços de qualidade em Aguiar da Beira, Fornos e nos arredores de Penaverde. Estamos limitados em termos financeiros uma vez que a Direcção apenas paga prémios de jogo e treino.
NG - Vai acompanhar a equipa na Primeira Distrital?
RS – Tudo índica que sim.
NG – Acha que o campeonato da Segunda Distrital é demasiado reduzido? Considera que seria possível se se juntassem as duas divisões?
RS – Este é um campeonato de Inverno e para os jogadores e para mim seria melhor começar em Setembro e acabar em Maio, pois ganhávamos mais alguma coisa. Mas compreendemos que para as Direcções torna-se mais complicado, mesmo por causa das deslocações.
NG – A equipa está motivada para vencer a final da 2ª divisão?
RS – Estamos todos motivados e vamos lá para ganhar.
NG – Quais são as suas expectativas para este jogo?
RS – Tenho algumas informações em relação à equipa do Soito. Uma equipa que ganha todos os jogos tem de ter qualidade, mas vamos lá para ganhar o jogo. O ano passado perdemos a Taça na Guarda em penaltis, mas este ano queremos ganhar.

Sem comentários: